sexta-feira, 16 de abril de 2010

iPanças - dia 2

Dia 15 de Abril

Na sua segunda noite, o PANÇAS teve lugar na Junta de Freguesia de S.Vítor e aqueles que maracram presença no auditório deram uso aos seus tímpanos e ficaram a saber mais sobre a nossa tradição musical.

• Grupo de cantares "Mulheres do Minho"
Um grupo de mulheres (alguém as contou?), prata da casa, tomou conta do palco e brindou-nos com graves, agudos, mas principalmente guinchos. As letras mordazes dos seus cantares puseram a plateia a (so)rir por alguns instantes (confesso que no ínicio estava díficil de conter)! Fica o comentário: umas parecem que ensaiam à segunda na Junta, mas há uma senhora que deve ensaiar sozinha à quinta. xD

• Exibição do documentário "Povo que Canta Revisitado" de Manuel Rocha
Bem, o documentário foi exibido, não estava lá o prelector (ouvi o Sr. Presidente usar esta palavra e não resisiti a usá-la aqui), ou seja, o Manuel Rocha (que era suposto eu ter entrevistado)! Que dizer do documentário? Foi interessante(quem não reparou no entusiasmo da Ariel assim que apareceram as mulhers de Viana?!) e prendeu a nossa atenção (e mesmo até ao fim, estávamos todos à espera do momento em que a pedra caísse)! Deu também para chegar a algumas conclusões relacionadas com o documentário e com aqueles tempos: O violeiro (o filho) era estranho (muuuuuuito estranho) e deu para entender que naqueles meios os homens não trabalham, so se vêem as mulheres na desfolhada, a lavrar a terra e por aí fora!!

Em suma, esta segunda noite ensinou-nos muita coisa!!

Sem comentários:

Enviar um comentário